Logosocioambiental

 

youtubeicontwittericonfaceicon

 

Carbono Zero

 

universocontado

Uma iniciativa do Instituto Pró-Cidadania em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), neutralizará as emissões de gases do efeito estufa de grandes eventos na cidade. Além disso, as ações culturais também receberão o selo carbono zero, emitido pelo Pró-Cidadania.

O que é um evento carbono zero?

Atestar que um evento é carbono zero significa dizer que a quantidade de gases de efeito estufa que serão emitidos serão igualmente neutralizados. Na conta do Instituto Pró-Cidadania entra desde as emissões geradas pelo deslocamento das bandas, do público e de mercadorias, até a energia gasta na produção do evento, realização do mesmo, despejo de resíduos e pós-evento. O inventário de emissões dos gases de efeito estufa (GEE) será feito em parceira com especialistas da área.

Como se neutraliza o carbono?

Diversas atitudes podem ser adotadas para a neutralização de carbono. O plantio de árvores, que usam o CO2 para realizar a fotossíntese, é a maneira mais comum de resgate . No entanto, há diversas outras formas de fazer essa neutralização. Entre elas está a troca de mecanismos poluentes por tecnologias mais limpas, a revitalização de espaços públicos, a substituição de lâmpadas fluorescentes por de LED, compostagem, substituição de combustíveis, etc.

Para participar

Em um primeiro momento o projeto Carbono Zero atenderá os eventos recebidos pelo Complexo da Pedreira (Parque das Pedras), espaço que envolve a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame.

Para a construção do inventário de emissões dos gases de efeito estufa (GEE) é preciso que os usuários do complexo respondam um questionário rápido, informando de que maneira, usualmente, chegam ao local (qual o meio de transporte adotado). O formulário pode ser acessado pelo link:http://goo.gl/forms/9x2HXhkMVh.

UK betting sites, view full information Best UK betting sites bookamkers