Logosocioambiental

 

youtubeicontwittericonfaceicon

 

  • Home
  • Notícias
  • Biblioteca itinerante inicia atividades no Tatuquara

Biblioteca itinerante inicia atividades no Tatuquara

 DSC0179Aconteceu ontem (8) a abertura do projeto Refriteca, do Pró-Cidadania em parceria com a fabricante de refrigeradores Electrolux, na Associação de Proteção à infância Vovô Vitorino. A geladeira itinerante recheada de livros ficará na associação por trinta dias a dispor das crianças do Parceria Nota 10, também projeto do Instituto.

A Refriteca oferece interação social através da leitura e contagem de histórias infantis. Levando conhecimento, respeito e até resultados escolares positivos. Segundo a coordenadora da Associação, Maria Julia Xavier, houve retorno por parte dos pais das crianças. Eles contaram que o rendimento escolar delas melhorou. “É muito importante porque ainda temos muitas crianças que não sabem ler. A Refriteca é um estímulo maior para eles, porque eles acham bonito e se interessam mais pela leitura”.

Para João Vitor Soares, 10 anos, ler livros é muito legal, pois há coisas neles em que ele não encontra em outros lugares. Com preferência em gêneros de mistério, terror e aventura, o pequeno leitor é capaz de ler livros com até 300 páginas. Ele conta, ainda, que sua escrita melhorou muito. “Quando você lê, encontra muitas palavras diferentes, então aprende a usá-las”.

 DSC0222A Refriteca

O projeto surgiu em conjunto com a Electrolux. A empresa forneceu dois refrigeradores que, ao passarem por algumas reformas, foram batizadas de Refriteca. A Refriteca é uma biblioteca itinerante que percorre as instituições sociais atendidas pelo Pró-Cidadania. O Instituto, com acervo próprio ou por meio de doações de parceiros, contribui também com o abastecimento da biblioteca, com livros educativos e direcionado a faixa-etária. A coordenadora de projetos do Pró-Cidadania, Letícia Dziuba, conta que a Refriteca é muito importante para criar um vínculo entre as crianças e a leitura. “Nós buscamos o interesse das crianças de forma criativa e inovadora, afim de apresentá-las a um vocabulário mais abrangente”.

Parceria Nota 10

O Parceria Nota 10 foi criado em 2007 e desde então beneficiou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. O projeto atende mais de 2 mil crianças e adolescentes/ano, através de implantação da metodologias para instituições, monitoramento, avaliação permanente das atividades, capacitação dos gestores e educadores e o repasse de materiais (escolares, de higiene, educativos, eletrônicos e esportivos), camisetas e agasalhos.

 DSC0234O Pró-Cidadania também desenvolve o projeto Curitibaninhos, que beneficia mamães e recém-nascidos com palestras preparatórias e distribuição de enxovais, e o Jogo Limpo, na área de esporte. Informações pelo telefone (41) 3040 -1582.

UK betting sites, view full information Best UK betting sites bookamkers